sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cuidado com a Henna neste verão!

Henna e seus perigos!


Muitas clientes antes de se submeter ao procedimento de Micropigmentação resolvem experimentar a henna nas sobrancelhas. Sempre orientei minhas clientes de estética a abandonarem esta prática, visto que os casos de reação alérgica são muitos, pois a maioria das "hennas" no mercado não possuem nada de natural, são apenas corantes químicos que pode causar queimaduras graves.
Sem falar que o desenho feito com a henna em nada serve de parâmetro para o desenho final de uma Micropigmentação, ja que a henna dura no máximo 5 dias e obrigatoriamente deve ser feita seguindo os pelos existentes nas sobrancelhas mesmo que o desenho destes pelos sejam anti-estéticos. Com a Micropigmentação podemos ajustar melhor o desenho a medida que sua duração é bem maior, assim podemos seguir os pelos ou não, tudo dependerá então do desejo da cliente junto com as orientações do Micropigmentador(a).


Segue abaixo uma matéria bem interessante que encontrei no blog de uma profissional em tricologia. O blog dela é bem legal e possui muitas dicas legais!
fonte:http://belezamascomsaude.blogspot.com


E por falar na Hena...Linda mas perigosa.



O problema envolvendo a hena em geral acontece porque “alguns tatuadores” adicionam uma substância chamada parafenilenodiamina à hena, para deixá-la negra e facilitar a secagem. "É um agente que costuma causar alergias conhecidas, como de tintas de cabelo, do couro, de impressão, de fotografias e da borracha vulcanizada", explica a especialista em cosmiatria e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Érica Monteiro.
Tal prática desencadeia uma reação bem conhecida a chamada dermatite alérgica. Tudo começa com uma leve coceira, vermelhidão e calor local, podendo ocorrer até a elevação no relevo do desenho se for o caso de uma tatuagem. Com graus que variam de leve a intenso, inclusive com a formação de bolhas. "Algumas pessoas, principalmente as morenas, podem ficar com manchas mais claras que a pele por algum tempo", acrescenta, a especialista.

Um alerta!

“Nos Estados Unidos, onde é muito utilizada, principalmente por pessoas que não querem carregar a tatuagem em seu corpo pelo resto da vida, um caso de reação à hena foi tema na revista científica "New England Journal of Medicine", no ano passado.
Uma moradora do Kuwait, de 19 anos, ficou com bolhas nas mãos durante uma semana e marcas que levariam seis meses ou mais para desaparecer, segundo o dermatologista Colby Evans, co-autor do artigo.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Portugal, chegou a divulgar um alerta para que a população evitasse a aplicação dessa tatuagem, mais conhecida como "black henna", ou "hena negra".

Na foto abaixo um garoto britânico, de 4 anos, está com uma cicatriz no braço por conta da queimadura que a tatuagem provocou.


Em entrevista ao jornal Daily Mail, sua mãe, Katie Latimer, disse que, dias após o filho fazer a tatuagem, durante as férias da família em Lagos (Portugal), o local queimou, fez bolhas e começou a sangrar, devido à reação do organismo ao corante. Charlie precisou ser medicado com antibióticos no hospital e os médicos dizem que a cicatriz pode ser definitiva.
Aqui no Brasil, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há regulamentação para uso de hena em tatuagens, apenas em tinturas para cabelo. Em 2005, a Prefeitura de Porto Seguro, na Bahia, proibiu a aplicação de tatuagens temporárias na cidade, após várias pessoas terem buscado atendimento em postos de saúde com irritações ou manchas na pele.
A dermatologista Meire Brasil Parada, colaboradora da unidade de cosmiatria da Unifesp, diz que já atendeu uma paciente com reação provocada por tatuagem de hena feita em praia. "O recomendável é que, antes de fazer, a pessoa aplique a tintura em uma área pequena da pele e aguarde entre 24 e 72 horas para ver se não acontece nada", aconselha. Mas ela lembra também que, como qualquer alergia, os sintomas podem aparecer apenas no segundo contato do pigmento com a pele.

A tatuadora e artista plástica Rosana Araújo, que está ajudando na caracterização dos personagens da novela "Caminho das Índias", esclarece que a hena natural, cujo nome científico é Lawsonia inermis, pode ser usada praticamente sem restrições, até mesmo por gestantes e crianças. "A contra indicação é para quem sofre de deficiência da enzima G6PD, hiperbilirrubinemia e outras doenças do sistema imune ou hematológico", avisa. Nesse caso, pode haver alergia, falta de ar e queda de pressão. "Mas tais doenças são raríssimas e normalmente as pessoas sabem quando as têm", diz.

A dica, portanto, seria a pessoa se informar sobre o produto utilizado antes de fazer a tatuagem temporária e desconfiar quando a tintura for muito escura, já que a hena natural tem uma cor marrom-avermelhada. Mas, como lembra a dermatologista, há quem tenha alergia a produtos naturais também. Ou seja: por via das dúvidas, faça o teste.”

Matéria e foto:
Tatiana Pronin
Do UOL Ciência e Saúde
boreutattoo.blogspot.com
revistacrescer.globo.com