sábado, 24 de março de 2012

Estética atual

A Estética seja, Facial ou Corporal é na verdade uma área de interesse à saúde, e os profissionais atualmente devem ter em mente esta preocupação. Orientando seus clientes quanto a melhor terapia e a mais indicada a cada caso específico. Sabemos que no mundo atual, o conceito do "Belo", vem sendo ditado pelas mídias, principalmente a televisiva, mas, lamentavelmente, tal imagem nem sempre corresponde a uma imagem natural e saudável. Modelos anoréxicas de cabelos lisos ou homens com músculos anabolizados ditam a imagem do novo Belo. Tudo isso em detrimento a saúde do corpo, rosto e cabelos.





Por isso nós profissionais da Estética temos o dever ímpar de orientar nossas pacientes, sim pacientes pois a medida que nossa área é de interesse a saúde, temos pacientes, e,  orientando nossa paciente a buscar ajuda especializada, pois não nos cabe o diagnóstico médico e até apoiar em suas necessidades. Mas isso depende de conhecimento, e por isso é importante que nossos colegas de profissão busquem uma formação de nível superior.
Até pouco tempo, nossa formação em nível superior restringia-se a formação de Tecnólogo com duração média de 2 anos, mas atualmente algumas Universidades conseguiram transpor essa barreira e ja oferecem a formação de Esteticistas em Bacharelado, com duração de 4 anos. E quem ganha com isso? Nós profissionais pois temos reconhecimento Científico e Acadêmico e nossas clientes que terão acesso a profissionais com maior embasamento.
Enquanto profissionais temos o dever ético de orientar nosso(a) paciente e definir o melhor recurso terapêutico, com o menor desgaste ou risco para nossos pacientes. Daí a importancia de uma boa Formação!

Saí um pouquinho do assunto inicial, mas aproveitei o tema pra dar este alerta, de que já é possível investir em nossa carreira profissional de maneira menos artesanal.

Bom Cada pessoa tem sua beleza, e nós Esteticistas devemos ter a capacidade de observar isso, melhorando a auto imagem de cada pessoa que nos procura, depois definir os melhores recursos e ser franco quanto as expectativas de resultados. Jamais prometer algo que não seja possível atingir com os recursos que se tem em mãos e deixar claro que cada caso é um caso, pois um determinado paciente pode ter resultados mais satisfatórios que outro.
Um exemplo de que se é possível rejuvenescer sem cirurgia é a Micropigmentação, onde de maneira relativamente rápida redesenhando as sobrancelhas, dando mais expressão aos olhos e ou definindo os lábios em cor e volume conseguimos um efeito rejuvenescedor sem as complicações de uma Cirurgia.


E se associarmos a Micropigmentação a Terapias de Rejuvenescimento Facial, o resultado pode ser até mesmo espantoso!

Pois é impressionante o poder de sobrancelhas bem delineadas, olhos expressivos e lábios definidos!


Por isso é importante buscar bons profissionais que se preocupam com o conjunto, pois a nossa paciente não é apenas uma sobrancelha ou um lábio, ela é um ser humano, com uma auto imagem impressa ao longo dos anos de frente ao seu espelho, é o resultado de suas experiências e seu rosto é o reflexo de sua própria vida!

Saiba mais sobre nossos trabalhos no site: www.ateliedemicropigmentacao.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

Micropigmentação decreta o fim da Maquiagem Definitiva

Hoje me lembrei desta Frase de uma amiga de Profissão, Berenice Roig, na época começávamos a definir princípios  e competências em relação a nossa profissão e reparamos que existia uma grande confusão de conceitos e de termos. O senso comum acabou por admitir o termo Maquiagem Definitiva, generalizando procedimentos como a Micropigmentação e a Tatuagem. Aqui neste blog já coloquei algumas vezes as diferenças básicas entre a maquiagem Definitiva e a Micropigmentação, e por experiencia prefiro a Micropigmentação, por ser mais natural, mais suave, mais sofisticada, por manter a integridade da pele, por manter a cor estável  e com a possibilidade de em aproximadamente 2 anos ser refeita com cores e desenhos novos e apropriados ao rosto da pessoa ou simplesmente deixar que desapareça ao longo deste período, pois não deixa marcas.

Já a Maquiagem Definitiva é diferente, e mesmo que ainda existam profissionais que afirmem ser a mesma coisa, tecnicamente sabemos que não, pois usam pigmentos, composição de agulhas e técnicas diferentes, e o que julgo ser o pior, ela dura pra sempre, é definitiva... acompanhando o envelhecimento do rosto, ela não permite desenhos que venham a rejuvenescer o olhar, ou os lábios, o que reforça o envelhecimento natural, e sofre grande degradação de cor, comumente vista nas sobrancelhas que ficam azuis e verdes.

Por isso amigos profissionais e clientes, afirmo ser a Micropigmentação a melhor técnica a ser aplicada no rosto. Pois nos permite embelezar o rosto definindo junto com a cliente se o efeito será o de uma maquiagem convencional ou será apenas uma maquiagem sutil e delicada, e nos permite saber que em aproximadamente 2 anos é possível refazer todo procedimento adequando-se a Micropigmentação ao estado do rosto na época. Sem falar que nos permite corrigir sequelas da Maquiagem Definitiva, evitando muitas vezes extrações cirúrgicas destas sequelas.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Correção de Sobrancelhas Azuis

Infelizmente ainda hoje nos deparamos com resultados como este. É inaceitável que ainda exista profissionais e principalmente clientes que se prestem a isso. 
Tudo bem que nao dá pra agradar a todos, e com certeza deve haver alguém, que  ao olhar  nossos trabalhos pode não simpatizar com o estilo, a cor ou desenho, mas não podemos nos esquecer de que em grande parte é a nossa cliente quem decide aquilo que vai usar. No entanto, não acredito que exista alguma cliente que deseje ter as sobrancelhas azuis. Não consigo entender como as mulheres entregam seus rostos, sem conhecer um pouco do trabalho, sem saber das possibilidades de desenho, cor e técnica, sem conversar, sem pesquisar antes...
Entendo que, como no caso acima, a cliente caiu como uma mosca incauta na teia da aranha, pois ainda existem profissionais que oferecem a "maquiagem definitiva" como algo bom, que dura pra sempre, e que assim a cliente nunca mais vai precisar se preocupar com o lápis de sobrancelhas...já que a Micropigmentação tem duração limitada de mais ou menos 2 anos. De que adianta durar 20 anos se destes 20 anos, voce passará 18 com as sobrancelhas azuis?

Mas infelizmente no geral casos como da foto acima, são resultado da busca por preços mais baixos, aliada a total falta de informação sobre a Micropigmentação. E quem é o responsável? Em geral a cliente que age assim, não se preocupa muito com seu rosto, com o desenho mais harmônico, ou a cor mais adequada, a sua principal preocupação é tirar vantagem do preço, pagando bem baratinho, poupando seu bolso, sem se preocupar com seu rosto. O bordão: Bom. bonito e barato só funciona nas escolas de Marketing.
Quem ja comprou um produto de primeira qualidade, nas conhecidas lojas de "R$1,99"?
Na hora de buscar um serviço tão sério quanto este, atenção! É seu rosto!
Existem muitos profissionais no Brasil que trabalham com a Micropigmentação, e sabem como trabalhar, por isso não custa se prevenir e buscar os melhores resultados pra você! Converse, veja fotos de trabalhos, busque boas referências, tire suas dúvidas, porque ninguém merece ter as sobrancelhas azuis!

Léo Calheiros e Sidney Duarte

sábado, 3 de março de 2012

Micropigmentação Paramédica

Muita gente ainda nao entende a diferença entre a as aplicações da Micropigmentação, bem, há basicamente dois ramos distintos na Micropigmentação, sendo a Estética e a Paramédica ou Terapêutica.
Na Micropigmentação Estética trabalhamos basicamente com o embelezamento de Sobrancelhas, Olhos e Lábios:

Na Micropigmentação Terapêutica, os procedimentos são mais no aspecto corretivo de sequelas de acidentes ou até mesmo de algumas patologias como as cicatrizes ou reconstruções como no caso de lábio leporino e das aréloas mamárias. Neste  ramo da Micropigmentação, também encontraremos aplicação em casos de cobertura de manchas acrômicas ou hipocromicas,  como nas sequelas de vitiligo, desde que neste caso esteja estacionado há pelo menos 5 anos.
A foto acima mostra um caso de relaxamento de cicatriz nas sobrancelhas, este tipo de cicatriz é muito comum quando a cliente se submete ao procedimento de maquiagem definitiva ou tatuagem. Lembro que admiro e muito o trabalho dos Tatuadores, mas devemos ter a consciência que Micropigmentação e Tatuagem são procedimentos distintos e devem ser realizados somente por profissionais hábeis, e com materiais adequados a cada um.
Bom, a foto acima é um bom exemplo de união de técnicas de Micropigmentação Estética e Terapeutica, pois alem do relaxamento da cicatriz, foi feito também o embelezamento estético das sobrancelhas com uma cor suave e um desenho mais harmônico.

Nesta outra imagem vemos a restauração da Aréola mamária após a reconstrução cirúrgica da mama, outra aplicação da Micropigmentação Terapêutica, seja em casos de reconstrução ou apenas uma cirurgia estética das mamas, é possível recuperar a beleza das Aréolas.

Nesta outra imagem vemos um caso interessante, pois houve uma acromia causada por um ácido que acidentalmente atingiu a região das aréolas,  neste caso foi necessária apenas a reconstrução da cor.


Os profissionais de Micropigmentação que desejarem podem se especializar também na Micropigmentação Paramédica, assim podem oferecer a suas clientes um trabalho de qualidade técnica. Mas devemos lembrar sempre que neste ramo da Micropigmentação lidamos muito mais com a baixa auto estima, e devemos respeitar os limites de cada cliente, respondendo sinceramente a suas dúvidas e expectativas, sem invencionismos ou falsas promessas. Nesta área, devemos ter em mente que resultados esperados não são necessariamente os que serão obtidos, tanto profissional quanto clientes devem ficar atentos afim de evitarmos frustrações e mal entendidos. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre a Micropigmentação na Estética e na área Paramédica!
Não deixe de visitar nosso site, lá você verá mais fotos e terá mais informações!
Léo Calheiros e Sidney Duarte