sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aos profissionais de Beleza!

Uma boa reflexão de RAFAEL DE LA LASTRA

Na hora de fazer um curso ou visitar uma feira, sempre escuto os cabeleireiros me dizendo que não tem tempo, que ficar 4 ou 5 dias fora do salão seria terrível. Que é muito tempo. 
Minha resposta é sempre a mesma: 
-Seu salão é na rodoviária? Porque se não for, você pode avisar as clientes, que virão antes ou (de preferência) depois do curso.
Muita gente reclama que suas clientes pedem desconto, não valorizam seu trabalho e reclamam quando aumentamos os preços. Se o cabeleireiro ou cabeleireira não se atualiza, como quer ser respeitado como outro profissional. Aumentar o preço sem oferecer algo a mais pra cliente, não agrada ninguém.
Mesmo que você reforme o salão, compre uma máquina de café nova ou uma chapinha caríssima, VOCÊ continua igual. E a cliente sabe.
Para poder aumentar os preços sem perder clientes, sempre aja profissionalmente, aumentando seus conhecimentos todo o tempo.
Para os pessimistas de plantão que estão doidos para comentar sobre os custos, dificuldades financeiras e grandes distâncias para algumas pessoas poderem fazer cursos. ISSO NÃO É DESCULPA!
Hoje em dia, com os preços e facilidades para viajar, cursos na internet, revistas especializadas, dvds, etc..
Eu vejo caravanas de todo o nordeste na Hair Brasil, pessoas que cobram menos de R$10 o corte, que parcelam a viagem em 12 vezes (para poder vir todo ano). E escuto algumas pessoas da região sudeste reclamando...
Se começar a dar exemplos de determinação, vou ficar toda a tarde escrevendo.
Mas se eu começar a dar exemplos de descaso pela nossa profissão, preguiça, desculpas esfarrapadas e falta de organização e planejamento de carreira, vou ficar fodo o mês escrevendo.
Isso mesmo, carreira, usei essa palavra porque muita gente ainda fala que é cabeleireiro ou manicure como se fosse uma coisa passageira, uma coisa vergonhosa que vai passar a qualquer momento.
Mesmo ganhando mais que a maioria dos seus familiares e mais que muitas pessoas com curso superior, universidade e pós graduação.

Na foto cabeleireiro Marcel Grateau, inventor do método para manter as ondas no cabelo por mais tempo, usando ferro quente(1922). 

Por Léo Calheiros: Infelizmente, na minha área, também ouço muitos profissionais e principalmente da Região Sudeste que dão inúmeras desculpas quando o assunto é investimento profissional. Rafael faço minhas suas palavras, é lamentável, pois dou aula em muitas cidades do Brasil formando Micropigmentadores e atualizando Profissionais na área, vejo um empenho enorme de profissionais de outras Regiões e na mesma proporção o descaso dos profissionais do Sudeste brasileiro. Como Carioca, só tenho a lamentar a triste realidade!



















segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estética e Saúde


É preciso ser "sarado"... ter barriga de "tanquinho"... ser jovem, alto, bonito e sensual. Ter bum bum durinho ao mesmo tempo ser magra... Gordurinhas? Nem pensar.

Para o modelo ditado pela moda, homens e mulheres experimentam de tudo. Horas e horas na academia na ânsia de resultados rápidos, muitas vezes passando por cima das orientações dos professores. Na alimentação então, vale tudo... Qualquer produto prometendo emagrecimento rápido é certeza de boas vendas porque essas pessoas acabam sendo as presas mais fáceis. Muitos desses produtos fazem o maior alarde com a propaganda enganosa até serem cassados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Resultado... De choquinho em choquinho e "ab-shapes da vida", brasileiros e brasileiras vão sendo enganados, por vezes, pela absoluta falta de informação.




Uma pesquisa realizada pelo laboratório Abbott em vários países, constatou que os brasileiros em comparação com alemães, chineses, espanhóis, franceses, italianos e ingleses, são os que menos informações têm sobre a verdadeira definição do que é ter um corpo saudável.

No Brasil, 500 pessoas, entre as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo foram entrevistadas com idades variando entre os 18 e 64 anos, comparadas com 8500 dos outros países.


Ficou comprovado que os brasileiros confundem facilmente estética com saúde, principalmente por conta do volume de propaganda de alimentos calóricos e pouco nutritivos e ou produtos que prometem emagrecimento rápido ou, milagre!

A necessidade de exibir o corpo ditado pela moda leva muita gente à desinformação. Não foram poucas as pessoas respondendo que a melhor dieta reduz o peso em pouco tempo. Ora, qualquer médico, de sã consciência condena isso ou toda pessoa de bom senso. Cerca de 25% dos brasileiros responderam assim contra apenas 6% dos entrevistados, por exemplo, do Reino Unido.


A maioria esmagadora das revistas destinadas à mulher faz uma verdadeira apologia à magreza inacessível para a maior parte da população. Além do mais, nem sempre o peso nominal da balança significa ser magro ou magra. Induzida pela propaganda, geralmente enganosa, muita gente adquire e faz uso de produtos suspeitos carreados por um Marketing bem produzido colocando em risco a própria saúde. Qualquer dieta radical pode levar a uma perda de peso exagerada com perda também de massa magra, o que, decididamente levando-se em conta a saúde não é bom. Portanto, ser exageradamente magro (a) pode ser tão ruim para a saúde quanto ser obeso (a).

Uma boa parcela das pessoas vive preocupada com peso ideal determinado em tabelas diversas. Esse peso ideal cada um sabe qual é. Geralmente é o que a pessoa se sente bem independente se está ou não de acordo com a "suposta" moda. Muitas vezes estar um pouco mais gordinho (a), fisicamente ativo e sem problemas de saúde é melhor do que certas "neuras" estéticas. O bom, para quem está com excesso de peso ou fora de forma, é fazer uma reeducação alimentar acompanhada pela prática de exercício físico, seja ele qual for, de acordo com a preferência pessoal para se tornar um hábito salutar sempre, orientados por profissionais de nutrição e educação física.


Com o advento da Internet, atualmente acessível a qualquer pessoa, não tem informação quem não quer. Pode-se por exemplo acessar o site anvisa.com.br e saber que o Magri Diet teve a sua campanha publicitária suspensa por prometer emagrecimento a qualquer pessoa e uso inadequado da expressão "melhor e mais potente emagrecedor do Brasil". Emagrecedor pertence à categoria dos medicamentos e deve ser registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que não é o caso do referido. Como tem gente que gosta de ser enganado!!!

A preocupação com a beleza passa também pelos cabelos. O alisamento, muito em voga hoje em dia, pode ser feito obedecendo a critérios de saúde. É bom certificar se o profissional está usando procedimentos corretos e produtos registrados na Anvisa/Ministério da Saúde, como determina a Lei 6.360/76. Para mais detalhes Consulte: http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/index.htm Vários salões de beleza na zona sul do Rio de Janeiro foram autuados usando produtos caseiros misturando formol, queratina e cremes. Use a cabeça... para pensar. Os espertos estão em toda parte com frases prontas. É "milagroso"!

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/estetica-saude.html