sexta-feira, 29 de junho de 2012

Saúde da pele X Terapia Facial.


O profissional Esteticista é o responsável pela saúde estética da pele, atuando na face ou no corpo, no entanto quando falamos em pele bonita, nos remetemos mais rapidamente ao Rosto, sem dúvidas.

Sempre falo para minhas pacientes que uma pele saudável, tende a ficar naturalmente bonita. Uma pele saudável é equilibrada, e apresenta uma textura e viço próprios. Também apresenta-se com aparência, jovial e demora muito mais tempo a apresentar sinais de envelhecimento como rugas ou flacidez, acne,  manchas e etc...Fazer uma limpeza de pele é muito bom, mas pode ser melhor se seu profissional souber detectar as deficiências da sua pele, e tiver recursos e conhecimento adequado para corrigir tais deficiências!

Por isso minha maior preocupação, antes de qualquer definição de protocolo estético, é determinar as necessidades e prioridades de cada tipo de pele, sem deixar de ouvir a paciente em sua queixa principal.
Muitas mulheres buscam tratamentos estéticos milagrosos, e sempre digo: milagre não existe, existem bons profissionais que utilizam bons recursos técnicos e conhecimento adquirido pela experiência e investimento em formação profissional.

De nada adianta determinarmos como profissionais 10 aplicações de certa terapia sem antes preparamos a pele, deixando-a mais saudável e assim mais receptiva a qualquer tratamento. E nisso, a paciente deve ajudar, e entender que na Estética não existe bom, bonito e barato, e que durante toda e qualquer terapia facial, algumas regras e orientações dadas pelo profissional devem ser respeitadas e cumpridas a risca!


Já ouvi muita gente dizer que não acredita em tratamento estético, e entendo tal comentário,  mas não devemos nos esquecer que profissional e paciente devem se unir nas terapias para o melhor resultado. Cabe ao profissional investir no que há de melhor no atendimento proposto, sejam bons produtos, bons aparelhos e bons cursos de formação! Já ao paciente compete buscar estes bons profissionais, seguindo as suas orientações, e cumprir todo o tratamento do início ao fim. Os resultados serão muito melhores!


A foto acima mostra um caso de Terapia Facial Direcionada, associada a Micropigmentação de sobrancelhas, notamos a redução das bolsas abaixo dos olhos, melhora visível da textura e tônus da pele com a diminuição das rugas finas! Já na foto abaixo, vemos a redução das linhas de expressão da testa, em ambos os casos não se trata de milagre ou cura milagrosa, é o resultado obtido dos fatores que citei acima, da integração entre Profissional e Paciente.



Claro que cada caso é um caso e cada pele terá uma resposta diferente com relação ao tempo para obtenção de resultados, mas ainda assim, uma pele saudável, terá respostas melhores, mais rápidas e mais duradouras! Pense nisso!
Léo Calheiros e Sidney Duarte