quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pare e pense! Realismo ou Realidade?

Atualmente na Micropigmentação, os profissionais buscam cada vez mais aprimorar suas técnicas, pois com a invasão do chamado realismo, cada um deseja oferecer seu melhor em desenho, cor e efeito. E com isso agora o Marketing ganha cada vez mais força pois se antigamente o importante era fazer um trabalho lindo para a cliente, hoje é mais importante fazer um trabalho lindo para os colegas e convencer a todos no Facebook que os fios ficam íntegros e duráveis por mais de 8 meses.

A Micropigmentação de sobrancelhas desta maneira sofre um looping podemos assim dizer, onde não se permite mais trabalhos que traduzam uma sobrancelha artificial. O interessante é que em contra partida, as clientes não estão acompanhando toda essa evolução ditada na contra mão pelos profissionais no mercado. Embora existam clientes que desejem uma sobrancelha dita natural, a maioria na verdade busca o efeito de um sombreado ou de um lápis de maquiagem. O que é deveras interessante, pois os profissionais no Brasil estão determinados a realizar um procedimento próximo ao realismo com trato e cuidado impecáveis, na busca do fio ideal. Na Europa este trabalho já bem desenvolvido encontra um mercado e clientes abertas a essa nova experiência. 

O que difere no Brasil é o fato de clientes buscarem um trabalho natural, no entanto, não estarem se adaptando ao modelo de realismo, que propõe sobrancelhas bonitas, definidas, porém com fios as vezes soltos e distanciados dando a sensação de ainda haver alguma falha entre os fios. Além de já estarem habituadas a um trabalho que dure entre um e dois anos, o que raramente acontece, pois os fios quando bem executados dentro das técnicas realistas em geral possuem menor duração.
Sobrancelhas realistas note a quantidade de pelos que 
foi adicionada na segunda foto e fundo de cor dando volume.


Quando explicamos a cliente que entre os fios deve ter este espaço, elas não conseguem entender que isso é natural e realista. Aliado a isso temos o outro lado da moeda onde profissionais buscam o aprimoramento de suas técnicas e nessa busca caem como moscas incautas nas teias de professores inescrupulosos que vendem modo de fazer como se fosse técnica e tentam dar nomes bonitos a coisas recicladas mas que quem tem menos de 10 anos mercado não tem conhecimento para detectar o engodo.

Sobrancelhas com efeito de fios e Shadow ja cicatrizada.


É fácil para um profissional do exterior ensinar um aluno por exemplo a fazer fios utilizando Dermógrafos “importados” caríssimos, mas que são proibidos, e muito complicado ensinar este aluno a usar os Dermógrafos nacionais mais baratos que possuem registro na ANVISA e são permitidos. Da mesma maneira temos que ter o cuidado sempre em alertar a todos dos riscos dos pigmentos importados e sem registro que podem conter metais pesados e causar grandes prejuízos ao cliente. Muitos destes pigmentos não possuem registro por não possuírem condições de Higiene durante sua fabricação, sendo inclusive alertado isso no site do fabricante, mas muitos profissionais insistem em achar que estão trabalhando com o que há de melhor!

Curso Prime Colors com os pioneiros da Colorimetria
para Micropigmentadores no Brasil


E há ainda um risco maior ainda que é a pirataria vinda da China, onde pigmentos são copiados e seu conteúdo é extremamente perigoso! Cuidado Clientes fiquem atentas e não aceitem usar Pigmentos importados, eles são proibidos e não possuem garantia alguma de esterilização e muitos possuem metais pesados na composição. Muitos profissionais acham estar fazendo o melhor pela cliente, mas na verdade é um risco enorme para a saúde!


Prof. Léo Calheiros

Um comentário:

  1. Léo muito obrigada por dar esse gatilho de incentivo ao conhecimento! Bora estudar galera

    ResponderExcluir

Olá voce pode deixar aqui sua dúvida ou comentário sobre o trabalho, seja bem vindo!