segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dúvidas mais comuns sobre a Micropigmentação

Olá pessoal, depois de receber muitos e-mails com diversas dúvidas sobre a Micropigmentação, resolvemos postar as mais comuns, e assim ajudar a desmistificar a Micropigmentação!



1) Existe Micropigmentação feita a Laser?

R: Não, a Micropigmentação é feita com uso do Dermógrafo, onde através de micro agulhas o pigmento inorgânico é implantado na Derme. O uso do Laser é importante,  feito antes e ou após o procedimento de Micropigmentação. Atualmente é o melhor recurso a ser usado pois auxilia na recuperação da pele, tem efeito analgésico e aumenta a fixação do pigmento.

2) Tenho Diabetes, e me disseram que não posso fazer Micropigmentação nas minhas sobrancelhas, é verdade?

R: Não, o diabético pode sim se submeter ao procedimento de Micropigmentação, desde que, com autorização por escrito do seu médico. Isto serve para outras patologias inclusive nos casos de Câncer.

3) Me falaram que durante o verão não devemos fazer a Micropigmentação e nem tratamentos de pele, o que você acha disso?

R: Olha, sinceramente, muita gente diz coisas sem sentido e sem o menor conhecimento de causa, veja só, é no verão que mais atenção e cuidados devemos ter com nossa pele, principalmente para quem mora nas regiões litorâneas. Os cuidados nesta época são mais que necessários, e falo de cuidados profissionais com Esteticistas (Nível superior). Com todo respeito aos Dermatologistas, estes estudam muito sim, mas estudam como tratar as doenças de pele e não Estética. Quanto a Micropigmentação, não há nenhuma contra indicação com relação ao Verão, pois os cuidados são os mesmos em qualquer época do ano.

4) Minha cunhada fez Micropigmentação nas sobrancelhas há mais de 10 anos e hoje está azul, tem concerto?

R: Meu bem, sua cunhada não fez Micropigmentação, pois a Micropigmentação além de não "ficar azul", não dura todo este tempo. A Micropigmentação tem duração média entre 1 e 2 anos, justamente para que seja possível, sempre fazermos um desenho adequado ao rosto da cliente mantendo o designer harmônico ao grau de envelhecimento e até ao próprio estilo da moda ou gosto pessoal.

5) Eu e minha filha queremos fazer Micropigmentação nas sobrancelhas e nos lábios, tem algum problema por ela ser menor de idade?

R: No Rio de Janeiro e creio que em muitas cidades é proibido ao menor de idade se submeter a este procedimento. No Rio de Janeiro inclusive, nem com autorização dos responsáveis.

6) Já vi sobrancelhas azuis, verdes e até roxas, isso acontece a qualquer pessoa?

R: Não, a alteração de cor para tons azulados em geral tem relação com a falta de conhecimento do profissional aliada a baixa qualidade do pigmento utilizado. No caso de tons avermelhados, pode sim acontecer por estimulação da melanina ou cicatriz crômica, embora sejam raros.

7) É possível corrigir as Olheiras com a Micropigmentação?

R: Depende! Embora alguns profissionais se aventurem a realizar este procedimento, eu tenho cautela por vários motivos. Em primeiro lugar devemos conhecer a origem da olheira em questão, pois vários são os fatores causadores deste incomodo. Desde noites mal dormidas, variações hormonais, deficiência no sistema circulatório e outros. É preciso entender que há possibilidades de que tal tratamento dê certo, porém é preciso que o profissional utilize material adequado e as técnicas próprias ao procedimento
Na verdade ao tentar corrigir as Olheiras é usado um pigmento a base de Dióxido de Titânio, no geral, em tons de "Bege". Vale lembrar que no Verão a pele quando exposta ao sol, tende  a bronzear, é um processo de defesa natural e no Inverno o rosto tende a clarear pois ficamos menos expostos ao sol. Lembrando que o pigmento não "bronzeia", então o rosto ficará corado e abaixo dos olhos você poderá ter uma mancha bege, se for feita uma aplicação errada ou seja o pigmento colocado pra disfarçar as olheiras não acompanhará seu tom de pele durante as variações e você apenas trocará a cor do problema, pois ficará obrigada a usar maquiagem sempre, pois o papel do pigmento é o de um corretivo que necessitará ser coberto por maquiagem de qualquer maneira!
Por isso procure por um profissional que possa responder suas dúvidas com segurança!

8) Tenho manchinhas no rosto e nos ombros, tipo sardas, é possível clarear elas com a Micropigmentação?

R: Não, a Micropigmentação pode disfarçar manchas claras, aproximando-as ao tom de pele natural mas, não é possível clarear estas manchas com a Micropigmentação. Existem outros tratamentos estéticos realmente efetivos contra as efélides (sardas). Procure um Esteticista!

9) Vi na internet a Micropigmentação Capilar, achei interessante, mas parece que é uma pintura feita no couro cabeludo, e vi também que é preciso raspar a cabeça é isso?

R: Veja bem, cada caso é um caso, é possível disfarçar a calvície em pontos isolados, geralmente, mesclando a pigmentação com o cabelo existente. Pode ser feito um sombreamento, podem ser feitos desenhos de fios. Existem profissionais que pigmentam pontos pequenos, micro pontos, simulando o fio crescendo, eu particularmente não gosto desse efeito, e neste caso realmente é preciso "raspar" a cabeça para que o efeito fique harmônico dando a sensação de que o cabelo cresce em toda região e é a pessoa que curte ficar de cabeça raspada rssss... o que vejo é um homem careca cheio de bolinhas pintadas na cabeça...rsssss
Não vejo a Micropigmentação Capilar como solução para a calvície como é vendida, pois como disse antes, cada caso é um caso. Se você é calvo e quer um efeito natural, talvez seja possível dependendo da região afetada e quantidade de cabelo, mas se você é "careca", e quer um efeito natural, existem próteses no mercado que são muito boas e o famoso transplante capilar que ainda é a melhor solução!

10) Olá, fiz ontem uma Micropigmentação de sobrancelhas e a Esteticista me falou que a cor fica escura no inicio mas que vai clarear. Eu estou com medo pois está mesmo muito escura, será que vai clarear mesmo?

R: Sim, toda Micropigmentação fica mais escura nos primeiros 7 dias, logo após sofre um clareamento que pode ser até bastante grande, é preciso aguardar um período de 30 dias para acomodação total do procedimento, ai sim, junto com a profissional que lhe atendeu, você poderá decidir se realmente está muito escura.  Neste momento também é possível fazer qualquer ajuste que seja necessário. É preciso aguardar 30 dias no mínimo para qualquer retoque.

11) Posso cobrir estrias que estão no meu corpo, devido a perda de peso, com tinta e assim deixar elas disfarçadas?

R: Sim, inclusive este tratamento é realizado em nosso instituto aqui no Rio de Janeiro em Copacabana, em homens e mulheres que passam por esta mesma problemática. Homens que frequentam academia e fazem musculação apresentam muitas estrias nos braços, e mulheres na região do abdome. Todo trabalho é realizado de forma rápida e simples com tintas equilibradas e próprias para o procedimento, que foram desenvolvidas para este efeito. Podemos associar outros tratamentos ao protocolo inicial e assim maximizar resultados!

12) Quem está fazendo tratamento contra o Câncer pode fazer as sobrancelhas?

R: Cada caso é único e o médico que acompanha este caso é o profissional mais indicado para liberar ou não para este procedimento! Mesmo sendo a Dermomicropigmentação um procedimento minimamente invasivo é preciso que você esteja bem, não digo só no aspecto clínico mas que esteja bem para você mesmo. O câncer é uma doença que pode debilitar gravemente da noite para o dia ou levar anos para se manifestar!

13) É verdade que depois de remover a LASER um trabalho que não gostei nunca mais poderei fazer outra micro na minha sobrancelha?

R: Não, na verdade é possível refazer sim porém, é preciso que essa remoção seja feita de forma consciente pelo profissional e que de preferência seja utilizada uma tecnologia adequada, não é qualquer LASER.  Alguns só removem por machucar muito a pele causando ferimentos como queimaduras graves, e nestes casos, aí sim, devido a ocorrer um ferimento a pele pode ficar pouco receptiva a nova Micropigmentação. Venha conhecer nosso Instituto no Rio de Janeiro e fique por dentro do que há de melhor em cursos na área e atendimentos!

14) Já me falaram que em pessoas fumantes a Micropigmentação tende a clarear e as vezes nem pega direito na pele, mas minha mãe fuma e as sobrancelhas dela ficaram mais tempo bonitas que as minhas...como isso acontece?

R: Os mecanismos ainda são pouco claros, mas sabemos que fumantes em geral tem baixa oxigenação na pele o que favorece uma reação deficiente no processo inflamatório. Não podemos afirmar com 100% de certeza de que o tabagismo seja um fator determinante, porém a experiência aponta que é um fator complicador, pois se temos uma regeneração celular e resposta imune deficientes teremos um comprometimento sério na fixação deste pigmento. Porém cada caso é único e muitos fumantes parecem apresentar uma equilíbrio neste aspecto e não apresentam problemas neste sentido.

15) Fiz os lábios e ficaram muito inchados será que foi alergia? Eu estou assustada pois acordei com a boca dolorida e inchada. É normal?

R: Não diria normal, mas é comum que algumas pessoas que tenham maior pré disposição ao edema amanheçam com os lábios ou qualquer parte que tenha sido Micropigmentada, inchada e dolorida. Muito depende da habilidade do profissional ao aplicar técnicas mais seguras e menos agressivas, o que diminui  muito o edema, assim como as orientações pós procedimento que recomendo como  o uso de gelo ou compressa bem gelada por 20 minutos a a cada 4 horas. Aplicando a compressa ou o gelo embalado em filme plástico deixe agir 5 minutos e retire um minuto, volte por mais cinco e retire por mais um minuto assim até completar 20 minutos de aplicação. Evite cozinhar ou ficar muito perto do fogão nas primeiras horas após o procedimento, beba usando com canudinho por 8 horas, evite alimentos muito condimentados. Se o edema persistir por mais de 24 horas mesmo com uso do gelo converse com a profissional.
Em casos raros os lábios podem apresentar sintomas de herpes labial em portadores do vírus. A grande maioria da população mundial é portadora, por isso não se assuste, qualquer médico pode orientar a medicação mais indicada, e depois do período de sete dias tudo estará de volta ao normal, precisando apenas de um retoque, e não se preocupe no retoque o herpes não aparece a menos que sua imunidade esteja comprometida por outras doenças!

16) Olá tudo bom? Fiz minhas sobrancelhas há 5 dias e a casquinha está saindo e a tinta está saindo junto é normal? Onde já saiu parece que não pegou nada, estou apavorada!

R: Olá tudo bom? Vamos lá, tenha calma, é normal isso acontecer principalmente em pessoas morenas ou negras, nestes casos vemos com mais clareza esse fenômeno! É preciso aguardar o período total de reparo tecidual e fixação do pigmento que acontece entre 30 a 40 dias após caírem todas as crostas que se formarem. Nem sempre vemos essas crostas, ou casquinhas, mas elas são até normais em algumas pessoas que produzem muito exsudato após o procedimento durante as primeiras horas.





Contato: (21) 99919-3624 wpp ou  (21)3899-7755




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

No Espelho!

Bom amigos, hoje vamos falar do grande passo que é decidir fazer uma Micropigmentação Estética!
Seja nas sobrancelhas, nos olhos, lábios a primeira coisa que devemos prestar atenção é em nosso rosto, sim pois não existe milagre, embora em muitos casos pareça que foi um verdadeiro milagre a transformação!
         
Quando falo do rosto, devemos entender que não há rosto simetricamente perfeito, e que diferenças entre o lado esquerdo e direito do rosto existem. Muitas vezes estas diferenças não nos chamam a atenção, mas em outros casos são estas diferenças que fazem a mulher procurar o Micropigmentador. Veja esta foto, é de uma das mulheres mais lindas de nosso país:



Há nítidas diferenças nas sobrancelhas ao natural, e isso não é um defeito, são assimetrias naturais, assim como o olho esquerdo aparentemente menor, e no caso dos lábios na porção superior direita é mais arredondado que na porção superior esquerda que é mais reto. O nariz desvia-se levemente para a esquerda.
Tais assimetrias naturais são mais comuns do que pensamos e elas podem interferir no resultado final da Micropigmentação  caso o profissional não se atenha a elas, pois se não for feita uma compensação adequada estas assimetrias podem ficar mais evidentes ainda.

A cliente precisa entender que um trabalho natural não pode ser feito usando réguas e moldes, que são vendidos inadvertidamente a jovens profissionais como a salvação e promessa de um desenho perfeito. Um molde ou régua farão sim um desenho perfeito mas se aplicados a uma superfície plana e perfeita. Coisa que nosso rosto não é.
Após entendermos as diferenças, precisamos compreender que é preciso harmonizar o desenho a cada tipo de rosto. Há pessoas onde as assimetrias são menos visíveis e ha casos onde são gritantes as diferenças.
Outra linda mulher de nossa terra, vejam abaixo as diferenças nas sobrancelhas:

A sobrancelha esquerda mais arqueada e reta, já a direita mais baixa e arredondada.

A postagem desta duas mulheres que julgo serem lindas, é pra mostrar a todas as outras mulheres que as assimetrias são normais, e não importa a grau de beleza. 

Por isso observe seu rosto, pare diante do espelho e entenda que tais diferenças são normais, podem ser minimizadas com a Micropigmentação, mas nem uma cirurgia plástica removerá por completo tais diferenças!
Aos colegas de profissão peço que atentem para a harmonia, ao desenhar,  procurem fazer o desenho mais harmônico e natural, diminuindo as diferenças com Técnica e arte!