sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Encontro Nacional de Micropigmentadores

Foi com imenso prazer que estivemos eu e Sidney Duarte, presentes no 1 Encontro de Micropigmentadores em Itatiba SP no ultimo dia 06 de outubro de 2014. Apresentei uma palestra sobre Realismo e realidades nas sobrancelhas  fio a fio. Foi maravilhoso o evento comandado por Eliana Giareta, uma empresária de sucesso na Micropigmentação e um grande nome no nosso meio.


Estiveram presentes como palestrantes e seus temas:

Competências essenciais para o sucesso do seu Negócio

Eduardo Mendes – Sócio-Diretor da MasterMind Treinamentos
“Quem Pensa Enriquece” – Napoleon Hills
Ao longo de 14 anos tem ajudado profissionais dos mais diversos setores a obterem melhores resultados profissionais e pessoais por meio de palestras, workshops e treinamentos que visam desenvolver habilidades em liderança, oratórias e vendas.

Design de Sobrancelha, Simetria Facial & Visagismo

Renata Barceli – Formada em Cosmetologia e Técnica em Estética
“Todo trabalho feito mais por amor do que por remuneração tem sucesso imediato.”
Docente em cursos de dermopigmentaçao para iniciantes e capacitação para formados com experiência de 10 anos. Criadora do método simétrica de ensino em visagismo e inventora da régua simétrica.

Marketing Pessoal na Internet

Taian Carvalho – Diretor de Marketing, pós graduado na ESAMC. Especialização no Canadá.
“A gente nunca sabe se aquela frase de Facebook é realmente do autor assinado.” – Nostradamus
Dicas importantes para você cuidar e promover o seu maior produto, “VOCÊ”. Esteja atento as armadilhas da internet e venda sua imagem de maneira honesta e inteligente.


Estudo de Colorimetria & Fototipos

Rodrigo Lopes – Consultor em pigmentologia
“Não basta saber, e preciso saber fazer.” – Gilmar Berteli
Técnico em Colorimetria e Pigmentologia, formado pela ABM, auxilia profissionais de todo o Brasil na correta utilização de cores e neutralização de trabalhos mal feitos e/ou cores fantasias.


Diagnóstico de Sobrancelhas

Marina Carvalho – Professora titular da Academia Brasileira de Micropigmentação
“Você é aquilo que faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade é um hábito.” – Gilmara Ropelato
Atuante na área desde 2009, se tornou professora titular na Academia Brasileira de Micropigmentação Eliana Giaretta. Especialista em Colorimetria, Pigmentologia e Design. Criadora dos “21 passos da Sobrancelha Perfeita”.


O Universo das agulhas, técnicas, pele & fixação

Ana Paula Savoy – Instrutora Master em Micropigmentação Estética e Paramédica
“Nossos olhos podem ver 7.000.000 de cores, mas com apenas algumas faço você ser visto por milhões de olhares.”
Master em Micropigmentação estética e paramédica, busca de forma incessante a perfeição em seus cursos e procedimentos, atualizando-se constantemente em cursos, congressos, seminários e encontros no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Micropigmentação x Tatuagem, mitos e verdades

Miquelangelo – Tatuador
“Um dia você aprende.” – Willian Sheakspeare
Formado em mecânica geral, desenho técnico e projetista pelo SENAI, entendido em máquinas de tatuagem e dermógrafos, falará sobre pigmentos orgânicos e inorgânicos, máquinas rotativas e dermógrafos.

Fio-a-Fio, Realismo e Realidade

Léo Calheiros – Especialista em MP Paramédica e Despigmentação, Colunista do Portal da Educação em Estética.
“80% da humanidade não sabe o que quer. 15% tem uma idéia. Somente 5% sabem o quê como e porque.” – Júlio Roberto Oliveira
Muitas nomenclaturas vem surgindo com a introdução do Fio-a-Fio no Brasil, porém o conceito é o mesmo, temos que ter sempre em mente o que é realismo e o que é a realidade.








Foi maravilhoso ver este público interagindo com todos nós! Quero deixar registrado aqui a presença de outros amigos queridos como James Olaya e Acácio Gouveia, como sempre lindos e antenados em tudo, estive também com Abigail Braga um grande nome em Fortaleza na Micropigmentação e uma grande parceira também. Estivemos também com os amigos Vânia Machado Micropigmentadora e André dos Santos representante da Bioevolution adorei conhecer voces! O dr Rafael Ferreira também esteve lá e como sempre com muita simpatia nos ajudou muito também! 



Aqui os Palestrantes com Eliana Giareta de vestido branco.


Bom gente o evento começou pontualmente, e transcorreu de maneira impecável, cada um deu ali seu melhor um show de talento e elegância a cada palestra. E quem foi sabe que até os macrófagos estavam arrasando!!!!! KKKKKKKKKK 



Ninguem pode ficar de fora do proximo evento que será muito maior que este viu!!!! Tem muita novidade por ai!!! Não percam o próximo: Encontro Nacional de Micropigmentadores

Um grande abraço a todos

Léo Calheiros

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Laser na Micropigmentação

Atualmente está muito em alta falarmos do uso do Laser na Estética e na Micropigmentação, não entrarei em detalhes aqui sobre os diversos tipos de Laser com aplicabilidades diversas também. Falaremos hoje sobre o Laser de baixa potencia (HeNe), que é o indicado em Micropigmentação.

Mas antes, o que é o Laser?

Laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, traduzindo: Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação
O aparelho é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: 
A luz do Laser é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todas as ondas dos fótons que compõe o feixe estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas). 

Totalmente diferente do LED, que pode ser monocromático, mas não possui estabilidade luminosa e todos os benefícios e propriedades do Laser, não existe um aparelho de "LASER" baratinho, que for barato é somente LED!
Infelizmente na área de estética tudo é vendido como milagroso, então lembre-se não existe o Bom, Bonito e Barato na Estética!

Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequências.

A frequência da luz visível cresce do vermelho para o violeta, consequentemente a energia da radiação também cresce, nós humanos somos "cegos" para a maioria das frequencias, por ex as abelhas e borboletas enxergam a faixa de luz ultravioleta, e nós não, cães e gatos oscilam entre o amarelo e azul, se mantendo comumente nas variaçoes de preto e branco nas escalas de cinza.

Vamos entender isso melhor observando a imagem:


Observe que a luz visível pra nós é uma faixa estreita, ou seja somos capazes de identificar cores por que essa luz que é chamada de luz branca possui em seu espectro as sete cores do arco-iris. Nós nao enxergamos a radiação vermelha e nem a ultravioleta, mas nossa pele possui a capacidade de sentir tais radiações e se proteger delas. 

A luz violeta por ter o menor comprimento de onda é a mais energética. A luz vermelha, ao contrário, é a menos energética, pois seu comprimento de onda é o maior na faixa do visível.  Por este motivo é perigosa a exposição à radiação ultravioleta. Na pele, um dos efeitos imediatos da radiação ultravioleta são a queimadura solar (eritema) e o bronzeamento (melanogênese). Os efeitos tardios são o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

Bom, ja entendemos um pouquinho sobre luz e sobre o Laser, vamos aplicar na Micropigmentação alguns conceitos importantes, e lembrar que o exposto aqui não deve servir de base pra você leitor achar que sabe usar o Laser no rosto de uma pessoa! Nossa intenção é apenas esclarecer um pouco mais aos colegas e clientes que possuem curiosidade sobre o Laser.

Na década de 60 cientistas militares americanos exploraram ao máximo as aplicações do Laser em armas potentes, o resultado de tanta pesquisa é claro foi aproveitado para os variados segmentos, temos bisturis a laser, impressoras, depiladores, controles remotos...uma infinidade de aplicações
Na estética há inúmeros geradores de Laser, com frequências de onda específicas pra sua finalidade. 

O Laser terapêutico ou de baixa intensidade, tem sido usado com enorme sucesso, pois suas características são:
Monocromático: apenas um comprimento de onda, sendo uma luz pura.
Colimado: o feixe de luz é sempre paralelo, com mínima dispersão. No Laser de baixa potencia a dispersão é maior.
Uniformidade: mantém a mesma energia mesmo em deslocamento.

Seus efeitos na Micropigmentação: Red e Infrared

Aumenta síntese de colágeno, sendo útil na reparação tecidual.
Aumento da permeabilidade das membranas celulares, dando maior eficiência nas bombas de sódio.
Aumenta número de fibroblastos e promove tecido de granulação, o que é útil na cicatrização.
Aumento dos níveis de prostaglandinas e ATP celular, tendo efeito no alívio da dor.
Tem ação anti-inflamatória e antiflogística.

Mas, apesar de ser toda essa Maravilha, alguns cuidados são muito importantes, e o conhecimento faz toda diferença! Sua aplicação deve ser preferencialmente pontual a cada centímetro com a intensidade adequada ao que desejamos de efeito! Associar o uso do Laser Vermelho ao Laser Infravermelho tem melhorado muito as respostas cicatriciais.

Lembra que lá em cima eu falei que a nossa pele possui a capacidade de sentir a luz, pois bem, como o Laser é uma luz pura e concentrada, devemos ter muito cuidado na eleição do Laser, uma anamnese bem feita orienta todo o procedimento. 
* Existem pessoas foto sensíveis, ou que estejam fazendo uso de cosméticos e ou medicamentos foto sensibilizantes.  
* O uso de óculos de proteção é uma exigência, não é uma opção. E tanto para o profissional quanto para cliente!

* Sua aplicação nos olhos é totalmente contra indicada e no complexo mamário todo cuidado, pois se houver ali um processo de tumoração, podemos agravar e até desencadear novos tumores. Sugiro não aplicar nestas áreas...
* Pessoas que ja tiveram algum tipo de Câncer ou que aplicaram Botox há menos de 3 meses também possuem contraindicação, para estes temos outros recursos como o Alta-frequência, que também possui resultados maravilhosos! no caso do Botox, pelo simples fato de eliminar o efeito dele. 

Tenho concertado muito trabalho de aplicação de Botox com uso adequado do Laser!

 Já nas sobrancelhas e lábios, eu garanto, é uma maravilha mesmo! Inclusive estudos confirmam que o Laser de baixa potencia possui a capacidade de inibir o Herpes, que pode se apresentar nos portadores do vírus!

Obs: É comprovado que 99% da população Mundia possui o vírus do herpes, então nao fique triste se você desenvolveu o Herpes labial.

O Laser deve ser usado antes e após a Micropigmentação, com intensidades específicas. Tenho usado o Laser em nossos trabalhos de Micropigmentação no Ateliê Sidney Duarte & Léo Calheiros, e realmente faz uma grande diferença.
Reduz o tempo de cicatrização, a formação de crostas, e melhora muito a fixação do pigmento. 
Bom acho que esse texto ja ajuda um pouco a entender este assunto que confesso, é bastante complexo. 
Até a próxima!!!

Léo Calheiros
Micropigmentador e Esteticista
www.ateliedemicropigmentacao.com.br