Uma boa reflexão de RAFAEL DE LA LASTRA
Na hora de fazer um curso ou visitar uma feira, sempre escuto os cabeleireiros me dizendo que não tem tempo, que ficar 4 ou 5 dias fora do salão seria terrível. Que é muito tempo.
Minha resposta é sempre a mesma:
-Seu salão é na rodoviária? Porque se não for, você pode avisar as clientes, que virão antes ou (de preferência) depois do curso.
Muita gente reclama que suas clientes pedem desconto, não valorizam seu trabalho e reclamam quando aumentamos os preços. Se o cabeleireiro ou cabeleireira não se atualiza, como quer ser respeitado como outro profissional. Aumentar o preço sem oferecer algo a mais pra cliente, não agrada ninguém.
Mesmo que você reforme o salão, compre uma máquina de café nova ou uma chapinha caríssima, VOCÊ continua igual. E a cliente sabe.
Para poder aumentar os preços sem perder clientes, sempre aja profissionalmente, aumentando seus conhecimentos todo o tempo.
Para os pessimistas de plantão que estão doidos para comentar sobre os custos, dificuldades financeiras e grandes distâncias para algumas pessoas poderem fazer cursos. ISSO NÃO É DESCULPA!
Hoje em dia, com os preços e facilidades para viajar, cursos na internet, revistas especializadas, dvds, etc..
Eu vejo caravanas de todo o nordeste na Hair Brasil, pessoas que cobram menos de R$10 o corte, que parcelam a viagem em 12 vezes (para poder vir todo ano). E escuto algumas pessoas da região sudeste reclamando...
Se começar a dar exemplos de determinação, vou ficar toda a tarde escrevendo.
Mas se eu começar a dar exemplos de descaso pela nossa profissão, preguiça, desculpas esfarrapadas e falta de organização e planejamento de carreira, vou ficar fodo o mês escrevendo.
Isso mesmo, carreira, usei essa palavra porque muita gente ainda fala que é cabeleireiro ou manicure como se fosse uma coisa passageira, uma coisa vergonhosa que vai passar a qualquer momento.
Mesmo ganhando mais que a maioria dos seus familiares e mais que muitas pessoas com curso superior, universidade e pós graduação.
Na foto cabeleireiro Marcel Grateau, inventor do método para manter as ondas no cabelo por mais tempo, usando ferro quente(1922).
Por Léo Calheiros: Infelizmente, na minha área, também ouço muitos profissionais e principalmente da Região Sudeste que dão inúmeras desculpas quando o assunto é investimento profissional. Rafael faço minhas suas palavras, é lamentável, pois dou aula em muitas cidades do Brasil formando Micropigmentadores e atualizando Profissionais na área, vejo um empenho enorme de profissionais de outras Regiões e na mesma proporção o descaso dos profissionais do Sudeste brasileiro. Como Carioca, só tenho a lamentar a triste realidade!
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