Uma conversa bem legal e informativa sobre Colorimetria na Micropigmentação!
Bate papo em nosso refúgio!
Um momento bom e inspirador!
- E é legal a gente falar dessa coisa
das misturas, né?
-Sim.
O profissional ele esquece que ele tem
o poder nas mãos
O poder de criar o que ele está
precisando. Por exemplo:
A gente já falou do Castanho
Alaranjado, né?
- Já, que é feito com uma cor
- Avermelhada com uma cor amarelada
- Um castanho avermelhado com um
castanho amarelado.
- Perfeito
Ah, mas aí a pessoa pensa assim:
- Como eu vou saber se meu castanho é
amarelado??
- Entra aquela velha história de que
além da teoria do básico,
O próprio profissional ele PRECISA
fazer o esforço
E fazer a degradação da cor, conhecer o
tipo de pigmento que ele tem nas mãos
Se ele é mais aquoso, se é um pigmento
mais glicerinado,
- Mais concentrado
- Mais concentrado! Menos concentrado
É porque na verdade, essa história é
fácil, não é nenhum mistério não.
Por exemplo: as cores mais claras elas
são ricas em amarelo
Sim!
- E as cores mais escuras
- São ricas em azul!
São ricas em reflexos azuis.
Até porque, quando a gente tá dando
aula de colorimetria básica
A gente fala de um detalhe e que sempre
surpreende os alunos
Mesmo os alunos que já conhecem
Na Estrela de Oswald quais são as
primárias e quais são as secundárias?
E eu falo da cor que eu julgo mais
poderosa
A mais poderosa de todas...
Segundo para você pensar!
Conseguiu chutar?
Será que você acertou ou não?
Pra mim, a cor mais poderosa é o azul!
Porque quando você divide a estrela ao
meio, com azul lá em cima,
Você faz uma pergunta:
Quais são as três cores que contém
azul?
- O azul está: no azul, no roxo e no
verde.
- E no verde
Essas três cores são frias.
E quais são as três cores que não
contém azul dentro da Estrela de Oswald?
O vermelho, o amarelo e o laranja.
Então, é o azul dentro da Estrela de
Oswald que tem o poder de decidir
O que é frio e o que é quente!
- E o que é quente
Então pra mim, é a cor mais poderosa de
todas.
- É verdade!
- Na sequência
- Temos a cor mais vibrante, mais
alegre
Com uma certa agressividade
- Energética, né?
- Isso!
- É o vermelho
- E também tem a cor que a gente
considera ser a cor mais sem vergonhazinha de todas!
- É a pirigueti da história, sabe?
A maria-vai-com-as-outras!
É... Ela é terrível!
E ela é quente, mas
- Ela é quente!
- Ela se torna fria..
- Ela se torna fria, se torna morna...
Sem personalidade!
- Nenhuma! Não sei o que acontece com
essa cor, realmente..
É algo Freudiano!
Eu acho que ela não tem Fé, porque ela
não tem luz.
Ela tem Fé-iura.
- Ah, ela tem fé-iura!
O amarelo, embora eu goste muito do
amarelo
- Também gosto, amarelo, desculpa! Foi
uma brincadeira com você.
Mas o amarelo, ele é uma cor tão sem
personalidade
Porque se ele encosta um pouquinho no
vermelho
Ele fica, o amarelo ele fica mais
quente e fica mais intenso
- Mais intenso, até chegar em um
amarelo alaranjado
- Exatamente!
- Agora, se ele encosta um pouquinho no
azul...
- Um balde de amarelo, põe um pinguinho
de azul
Ele já perdeu a personalidade e começa
a esfriar.
- Já começa a ficar frio.
Então
Quando a gente pensar no amarelo a
gente esquece um pouco se ele é quente ou frio
Porque a gente tem que começa a pensar
na cor que está acompanhando ele.
- Sim. Maria vai com as outras!
- Maria vai com as outras.
E já o azul, ele é uma cor mais
profunda
Quanto mais escuro, mais reflexo azul
vamos ter.
- Um exemplo disso é o preto
- Sim!
O preto! Quanto mais escuro, mais
reflexo azul ela vai ter
Eu falo reflexo azul, pois nem sempre o
preto tem AZUL na composição.
- Sim
- Mas vai ter o reflexo
- O preto orgânico
- Sim, o preto puro
- O gerador
- Sim!
- Não o preto gerado, mas o preto gerador.
Então a gente fala dessa maneira.
E é interessante... Por falar no preto,
E essa história de que não pode usar
preto na sobrancelha, né?!
- As pessoas falam isso! Eu não falo
isso
Embora eu não goste do resultado da cor
de uma sobrancelha extremamente escura
Mas isso não quer dizer que a gente não
possa usar preto
Mesmo porque, há necessidade
E mesmo porque você, mesmo sem saber,
usa preto na sobrancelha da sua cliente
- É verdade
Todo pigmento castanho na fábrica é
feito a partir da degradação do preto.
- Sim!
Ou seja: do pigmento mais escuro ao
pigmento mais claro
Todos eles vão ter preto na
sobrancelha.
E alguns pigmentos de boca também tem
preto
- Sim! Perfeitamente, porque tem pigmentos
de boca que são escuros e bem frios
É, alguns precisam ser mais frios, mais
escuros
Agora, o interessante é que assim: eu
falo pro meu aluno
Que não é que ele não possa fazer a
sobrancelha com preto
Mas eu pergunto: pra que?
- Sim!
Pra quê fazer a sobrancelha com preto?
Qual o efeito desse preto que você está
querendo?
E qual o resultado que você
deseja?
- A gente não usa preto nos olhos?
- Sim.
Se você sabe usar preto nos olhos de
maneira que aquele olho não vá ficar
Azul e não vai ficar verde
- Vai usar os mesmos conhecimentos.
- Os mesmos conhecimentos você vai
utilizar para fazer a sobrancelha
Utilizando um pouquinho do preto.
Entenderam?
Agora, a questão é a seguinte:
Existem tantos castanhos bonitos,
tantos castanhos escuros
E dependendo da técnica que você vai
usar
Você não precisa apelar para o preto
puro. É uma questão de necessidade
- E quer queiramos ou não, o país, ele
tem mais de 200 milhões de habitantes
E existem locais do Brasil em que
naturalmente tem uma grande população de pessoas negras,
Não negros como eu, mas negros de pele
muito, muito, muito escura
E se você tem uma pessoa com uma pele
muito, muito, muito escura, uma pessoa negra
Muitas oriundas de alguns países da
áfrica.
- Senegal, angola
- E aí o que acontece,
- Congo
Chega uma pessoa que é tão negra, tão
negra, tão escura
- O próprio Haiti
- O Haiti!
- Não precisa nem ser África.
- Exatamente, nós temos aqui, no Norte
do País
- A Bahia.
- Na Bahia tem muitos negros.
E esse tipo de pessoa, esse tipo de
pele precisa do pigmento muito escuro.
E você nesse momento vai ter que se
render a usar o preto
- Escurecer um pouquinho.
Não precisa ser usado puro
- Não precisa, mas...
- Mas precisa saber como preparar a
pele para que esse preto não degrade para um tom indesejado
A questão básica é a seguinte: se tu
vai usar o preto, saiba usar.
Não tem problema.
Eu acredito que não há problema, desde
que você saiba como usar o preto
- Sim
É bem por aí.
- você usa o preto nos olhos...
- E ter o bom senso de que sobrancelhas
mais claras vão lhe deixar menos comprometido
Com o resultado
- principalmente nas compactas, nas
esfumadas
- exatamente
- agora, o fio não tem jeito.
- o fio precisa ser uma cor mais escura
O fio precisa ser um pouquinho mais
escuro, porque se não, além de não durar quase nada
- sim!
Você vai retocar, vai fazer retoque em
cima de retoque
Então tem coisas que eu acho que temos
que ter bom senso:
A gente tem que conhecer técnica,
aplicação, material que estamos usando
- sim!
- se é dermógrafo, se é agulha, se é
tebori
E bom senso! Bom senso com a pele de
cada um
E esse nosso bate-papo de hoje
A gente quis passar um pouco de ideias
para fazer você pensar
Porque a grande dificuldade dos
profissionais, mais do que o desenho
Mais do que a técnica, sempre esbarra
na questão da cor.
E a questão da cor, se ela fica mal
explicada, ela fica mal resolvida. Então, gente
Cores primárias, secundárias: é muito
legal saber. A gente tem que ir da cor
Além da cor que você imagina.
Então tem que degradar pigmento, tem
que colocar gotinha do seu pigmento
Independente da marca do seu pigmento
Tem que colocar gotinha na água para
você conhecer melhor a base do seu pigmento
- dilui ele com água e depois passa
sobre um papel também
- passar sobre papel branco para que
você possa conhecer um pouquinho mais.
- sabe o que a gente tem que lembrar
também:
O pigmento vai vencer, depois de aberto
ele vence com 90 dias
- sim!! Com certeza
Depois você abriu seu pigmento você tem
90 dias para usar ele
Se você não usou ele em ninguém
- porque você não...
- vai brincar com seu pigmento!
- vai brincar! Entendeu?
Vai estudar. Eu acho que é bem legal
isso, entendeu?
As leis sanitárias no Brasil são bem
rigorosas e isso é muito legal pra gente, né?
- sim!
- para a nossa profissão. A gente veio
de uma época
- em que nem luva a gente precisava
usar, né?
- é, o meu primeiro curso a gente fez
micropigmentação sem usar as luvas.
Pois é, agora você imagina. Hoje é
inimaginável fazer uma micropigmentação sem luvas
Mas a gente passou por isso.
Bom, a gente fica por aqui agora, né?
- eu acho que sim, porque
Tá começando a anoitecer
- eu to com fome
- e eu estou suando muito porque é
calor mesmo, mas
- estamos na cidade de Guapimirim,
perto da Serra de Teresópolis, nem parece, né?
Um calor do cão aqui
Exatamente.
É Rio de Janeiro, né?
Gente, ó: beijo e até a próxima.
Até a próxima e no próximo vamos falar
de coisas mais avançadas
A gente só quis bater esse papo com
vocês, mas olha, obrigado pelo carinho
- eu que agradeço
- eu sei que as pessoas que poderiam
pra gente fazer
Esse tipo de vídeo dando
essa ideia, detalhando para vocês
Acho que a gente ta dando o nosso
melhor
A gente ta tirando nosso diazinho,
nosso domingo de tarde
Depois de um banho de piscina, depois
de relaxar um pouquinho
Pra dividir um pouquinho pra vocês
Ó: beijo grande
Olha, até a próxima
Se inscreva no nosso canal, dá uma
curtida aí
Para que a gente possa continuar
fazendo vídeos assim e dividir
Mais e mais o nosso conhecimento
Esse vídeo não substitui curso nenhum,
tá?
Porque o tete-a-tete com o professor,
ele segurar na sua mão, ele ver com você o que está
Acontecendo, isso é insubstituível
Mas eu acho que as mídias eletrônicas
facilitaram a nossa vida, né?
- nossa!
- a gente pode passar um pouco do que a
gente gostaria de falar
Para milhares de pessoas e você tá aí
ouvindo.
Isso é muito legal!! Eu agradeço o
imenso carinho de todos vocês
Visite no facebook o grupo
Micropigmentação sem Mistérios
Encontra a gente lá no Facebook: eu sou
o Léo Calheiros
Sidney Duarte
Somos uma grande família
É isso aí, gente! Boa estudar, galera!
Beijo!
Live chat in our refuge! A time good and inspiring!
And it is important to speak of this thing of
mixtures
The professional forgets that he has the power in
your own hands;
The power to create what he is looking for.
For example: we already talked about the orange
brown, right?
Now, that is done with a color
Red color with a yellowish color
A reddish-brown with a yellowish brown.
Perfect ah, but then the person thinks so:
How will I know if my brown is tan??
Goes the old story that in
addition to the basic theory, professional own it MUST make the effort and to
the degradation of color
Know the type of pigment
that he has in his hands if it is more watery, it is a more glycerin pigment,
More concentrated or less
concentrated
It is because in fact, this
story is easy, is not a mystery.
For example: the lighter
colors are rich in yellow
- And the darker colors
- Are rich in blue!
They are rich in blue
reflections. Because, when we're giving a Colorimetry Basic we talk about a
detail and that always surprises students, even students who already know the
Oswald Star, which are primary and which are secondary?
And I speak of the color I
judge most powerful, the most powerful of all...
1 second you think!
Do you already know? Will
you hit or not?
For me, the most powerful
color is blue!
Because when you divide the
star in the middle, with blue up there,
You ask a question:
What are the three colors
containing blue?
- Is the blue: blue, purple
and green.
These three colors are
cold.
And what are the three
colors that contains no blue in the Oswald Star?
Red, yellow and orange.
Then, is the blue in the
Oswald Star who has the power to decide
What is cool and what is
hot!
So for me, it is the most
powerful color of all.
- it is true!
- in sequence…
- we have the most vibrant
color, sportier with a certain aggressiveness
- Energy , right?
- that! It is red.
- And also you have the
color that we consider to be the color more shameless
- Is the “piriguete”
history, you know?
- The follow like sheep
one!
- is ... It is terrible!
- and she's hot, but It
becomes cold ..
- It becomes cold , warm
becomes ...
With no personality!
- none!
I don’t know what happens
to that color, really..
It is something Freudian!
I think she does not have
faith because it has no light. She has “fé-iura” (a joke with ugliness).
- yellow, although I like a
lot of yellow –
I also like, yellow, sorry!
It was a joke with you.
But the yellow is a color
so characterless, because, if he leans a little red it gets hotter and is more
intense
- until you get a
yellow-orange
- exactly!
- Now, if he leans a little
blue ...
- A bucket of yellow, put a
little drop of blue, he has lost his personality and begins to cold.
- Starts to get cold. So
When we think of the
yellow, we forgets a little if it's hot or cold
Because you have to start
thinking in color that is accompanying him.
- Yes.
Maria-goes-with-the-other!
And the blue is a deeper
color
More darker, more bluer
reflection we have.
- An example is the black.
- more darker, more bluer
reflection she will have
I speak blue reflection
because not always black has BLUE in the composition.
- But will have the
reflection
- Organic Black
- Yes, pure black
- The generator
- Yes!
- Not the black generated,
but the black generator.
And it is interesting...
Speaking of black,
And this story that can’t
use black eyebrow, right ?!
- People say it! But I
don’t.
Although I don’t like the
color result of an extremely dark brow
But that does not mean that
we can’t use black
If only because there is a
need
And even because you, even
unknowingly uses black eyebrow of his client
- it is true
Whole brown pigment in the
plant is made from black degradation.
- Yes!
So: the darker pigment to
lighter pigment
They will all have black at
the eyebrow.
And some mouth pigments has
black pigments
- Yes! Perfectly, because
it has the mouth pigments that are dark and very cold
Yes, some of these need to
be colder, darker
Now, the interesting thing
is this: I talk to my students
It is not that he can’t
make the eyebrow with black, but I ask: for what?
- Yes! What to do the
eyebrow with black? What kind of effect with that black you want?
And what result you want?
- You do not use black eye?
If you know how to use
black eye, so that eye go not stay blue and will not turn green
- Will use the same
knowledge.
- The same knowledge you
will use to make the eyebrow using a little black.
Understood?
Now, the question is: there
are so many beautiful browns, many dark brown and depending on the technique
you'll use
You do not need to appeal
to pure black. It is a matter of necessity
- And whether we like it or
not, for exemple, Brazil, it has more than 200 million
People and there are places
in which of course has a large population of black people,
Not black like me, but
black skin very, very, very dark.
And if you have a person
with a skin very, very, very dark, a black person
Many coming from some
Africa countries.
- Senegal, Angola
- And then what happens,
- Congo
Comes a person who is so
black, so black, so dark
- Haiti itself
- Haiti!
- Not even need to be
Africa.
- Exactly, we have here in
the North Country
- Bahia.
- Bahia has many black .
And that kind of person,
this type of skin needs very dark pigment.
And at that time you will
have to pay to use the black
- Darken a little.
It don’t need be used pure
- You do not need, but ...
- But need to know how to
prepare the skin for that black does not degrade to an unwanted tone
The point is: if you will
use the black, knows how to use. There’s no problem.
I believe there is no
problem, provided you know how to use the black
- Yes.
- You use the black in
eye...
- And have the sense that
lighter eyebrows will leave you less committed
As a result
- Especially in the
compact, in hazy
- exactly.
- Now, the thread has no
way.
- The thread to be a darker
color
The thread needs to be
a little darker, because if not , and does not last almost nothing
You'll retouch, retouching
will make up retouch
So there are things I think
we have to have common sense:
You have to know technical,
application, material we are using
- Yes!
- If dermógrafo, if needle,
if tebori
And common sense! Sense with
the skin of each
And that our today's chat
I wanted to spend some
ideas to make you think
Because the great
difficulty of professionals, more than drawing
More than technical, always
collides with the issue of color.
And the question of color,
if it is poorly explained, it is unresolved. Then people
Primary colors, secondary:
it is very nice to know. You have to go color
Besides the color you might
think.
Then have to degrade
pigment, you have to put small drop of the pigment
Regardless of the brand of
your pigment.
You have to put small drop
in the water for you to better understand the basis of their pigment
- Dilute it with water and
then passes over a role as well
- Pass on white paper so
that you can know a little more.
- You know what we have to
remember also:
The pigment will win, after
opening it expires 90 days
- Yes!! Certainly.
Then you opened your
pigment you have 90 days to use it
If you have not used before
- why do not you...
- Will play with its
pigment! Use in your study.
Sanitary laws in Brazil are
very strict and that's really cool for us, right ?
- For our profession. We
came from a time
- Where not glove we needed
to use, right?
- It is my first course we
did micropigmentation without using gloves.
Yes, and today is
unimaginable make a micropigmentation without gloves
But we went for it.
Well, we stay here now,
right?
- I think so, because
Is getting to dusk
- I'm hungry.
- And I'm sweating a lot
because it is even heat, but
- We are at the city of
Guapimirim, near Teresópolis, or looks like, right?
It’s very hot here.
Exactly.
Is Rio de Janeiro,
right?
People: big kiss and until
the next.
To the next we will talk
about more advanced stuff
I just wanted to have this
talk with you, but hey, thanks for caring!
- I thank you
- I know people that could
do this kind of video giving this idea, detailing for you
I think we are giving our
best
We ta taking our day, our
Sunday afternoon
After a pool bath, after
relaxing a little
To share a little bit for
you
Big kiss!
Register in our channel,
gives a leathery there
So that we can continue
making videos like this and share
More and more our knowledge
This video does not replace
any course, right?
Because the talk live with
the teacher, he hold in his hand, he can see with you what is
Happening, it is
irreplaceable.
But I think the electronic
media facilitated our lives, right?
- Wow!
- You can give a little of
what we would like to talk.
To thousands of people and
you're there listening.
This is really cool!! I
thank the immense affection of all of you
Visit the facebook
group “Micropigmentação sem Mistérios”
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I'm Léo Calheiros
Sidney Duarte
We are a big family
That's it, folks! Let’s
Study, guys!
quero a bolsa , quero o livro😣😣😣, onde me inscrever?
ResponderExcluirOi, Isa! Aqui é a Monique, faço parte da Equipe dos Professores Léo e Sidney. Para se inscrever você precisa preencher o cadastro. Vou deixar o Link aqui embaixo para lhe facilitar, ok? Beijo grande e qualquer dúvida estamos à disposição!
Excluir21-39790098 / 38997755 / 999193624 (Tim)
profleocalheiros@gmail.com
http://leocalheiros.blogspot.com.br/2016/09/sorteio-da-bolsa-recheada-de-produtos.html