segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O caminho contrário! Remoção de pigmentos!

Tem me chamado muito a atenção nos grupos do Face que cada vez mais os procedimentos de despigmentação estão com as informações muito desencontradas e até com informações erradas mesmo. 

E com isso resolvi escrever este post não para dizer o que é verdade ou mentira ou para dizer que tal procedimento é certo ou errado, mas para juntos buscarmos os melhores parâmetros para chegarmos a um entendimento mais seguro e claro mais científico. 

Em primeiro lugar deve ficar bem claro que  a despigmentação deve ser a última manobra a ser cogitada. Sim, pois uma despigmentação é um procedimento lento, doloroso que expõe a pele da cliente a infecções sérias, possibilidade de cicatrizes e nem sempre é tão necessária assim. Quando conhecemos o nosso trabalho e seus recursos nos damos conta de que existem inúmeros recursos melhores e mais seguros.



Por exemplo quando temos sobrancelhas com cores claras, mas com desenho inadequado, eu poderia sugerir que fosse feito o novo desenho com a Micropigmentação aproveitando o máximo do desenho antigo e só despigmentar o que ficaria de fora deste novo designer. Claro que neste caso se a as sobrancelhas apresentassem uma cor inadequada também seria possível recorrer a neutralização.

Quando temos as sobrancelhas mais escuras, eu seguiria o mesmo pensamento até clarear a porção delimitada pelo novo desenho, porém só faria a Micropigmentação deste novo desenho após o real clareamento da parte que foi deixada de fora do projeto de Micropigmentação. A camuflagem pode ser um tiro no pé e deve ser bem estudada antes de ser aplicada.

Quando temos um trabalho com desenho grosseiro eu prefiro despigmentar o suficiente para tornar este desenho mais delicado. Se a cor está inadequada eu avalio esta cor e decido qual a melhor técnica para realizar a despigmentação. Sobrancelhas vermelhas requerem conhecimento de Colorimetria Avançada e definir se há no local restos de pigmento ou se trata apenas de uma cicatriz crômica. Se o problema for esta cicatriz não adianta recorrer a despigmentação pois cada vez ficará mais vermelho o resultado.

Se a vontade da cliente for ter sobrancelhas feitas com fios, também avalio a cor e a saturação pois sabemos que quanto maior a saturação mais reflexos frios serão observados. Da mesma forma no caso de profundidade, no entanto é mais complexo avaliar profundidade. Muitas vezes uma neutralização nos dá uma base bonita e perfeita para desenvolver ali um trabalho mais realista sem aqueles fios paralelos que embora sejam supersimétricos não possuem nada de artístico ou de realista. 
Principalmente se a cor estiver clara, conseguimos um efeito esfumado e por cima após a recuperação o trabalho em fios ficará até muito mais bonito e natural, mas se o desenho não estiver bom, a despigmentação mais uma vez poderia ser somente na parte que está prejudicando o projeto.
O que acontece é que o profissional não está se preocupando com a cliente, com a pele e com resultados...ele so quer uma pele livre e nova para fazer o que ele quer. E acaba despigmentando tudo, deixando a pele da cliente sensibilizada e muitas vezes com alterações morfológicas importantes como cicatrizes e manchas... E não deveria ser assim!!! 

Tudo é motivo para despigmentar, tudo mesmo até sobrancelhas que estão bonitas e que pequenos ajustes dariam excelentes resultados. Mas submeter a cliente a dor parece algum castigo por não ter escolhido melhor o profissional...não sei.
Existe o despigmentador Ultrassonico que oferece uma alternativa interessante, é seguro mas também necessita de conhecimento e qualificação através de curso especifico para seu manuseio.
Usar o laser é muito bom, considero a mais efetiva remoção,  mas exige cautela e nem todos os casos são felizes também, cada caso deve ser discutido com a cliente e prós e contras apresentados e muito bem explicados.  
Seja como for, devemos como profissionais estar preparados para oferecer o melhor para nossa cliente e cada caso nos direciona para uma remoção diferente por isso é importante conhecer todas elas profundamente.
Tecnicamente falando, tenho visto muita gente mostrando algodão sujo de sangue e ácido ou oxidante nos vídeos e fotos, e isso faz com que o sangue fique com uma cor castanha um pouco amarronzado e alguns profissionais acham que isso seja pigmento saindo. Cuidado, isso não é pigmento saindo e nem significa que está saindo tanto pigmento assim é uma reação do sangue aos produtos mais usados na despigmentação química.

Outra coisa importante a ser dita e sobre a manipulação de ácidos com porcentagens absurdas e sem nenhuma noção do valor de ph. O uso de produtos importados sem reconhecimento na ANVISA também é criminoso. Incluindo aí o uso do ácido salicílico desmedidamente e da solução de Jessner.

Vejo tudo isso com muita preocupação pois temos profissionais que caem incautos em falsas promessas de cursos e clientes atendidas por estes profissionais que acreditam estar no caminho certo! Por isso minha maior preocupação ao manter o grupo no Facebook Micropigmentação sem Mistérios é justamente ajudar levando mais conhecimento amplo e geral não só sobre técnicas, mas sobre assuntos pertinentes como Anatomia, Fisiologia, Química...e outros sem no entanto ficar também chato pois nenhum de nós precisa se formar em Medicina para atender com responsabilidade porém precisa sim saber mais do que outros profissionais de beleza pois em nossa profissão nós trabalhamos na pele e todas as reações são sistêmicas ou seja ao fazer a Micropigmentação das sobrancelhas nós mobilizamos todo o corpo nos processos de cicatrização e inflamação por exemplo.

Por isso antes de decidir expor sua cliente ao processo de Despigmentação, seja qual for a técnica eleita, pense em todas as possibilidades antes e converse abertamente mostrando prós e contras com total verdade. Deixe que ela participe na decisão pois ela pode não estar disposta a esperar resultados lentos e seguros.

O mais acertado seria não ter cometido o erro!!!

Bora estudar galera! 


Prof Leo Calheiros e Prof Sidney Duarte



8 comentários:

Olá voce pode deixar aqui sua dúvida ou comentário sobre o trabalho, seja bem vindo!