quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Beleza: saiba o que é proibido e o que é permitido na gravidez


Em nosso Ateliê orientamos as clientes que estejam grávidas que não façam o procedimento de Micropigmentação, principalmente devido a alta sensibilidade da mulher em função de toda variação hormonal que envolve a gravidez. Os pigmentos utilizados na Micropigmentação são hipoalergênicos e mesmo quando há liberação médica, recomendamos que a cliente aguarde até o momento em que não esteja amamentando mais o bebê. Pois o stress hormonal em que a pele é submetida pode tornar o procedimento mais doloroso nesta fase. Há casos em que a mulher quando grávida fica muito suscetível não só a dor, mas emocionalmente abalada sendo difícil a escolha do desenho e cores mais adequadas. Outro ponto importante é que durante a gravidez não só a pele sofre algumas mudanças mas também muitas mulheres acabam engordando um pouco mais e outras acabam sofrendo com edemas devido a retenção de líquidos e outros fatores, sendo também complicado definir um bom trabalho pois o resultado sofrerá alteração após o parto e nos meses seguintes.


 Leiam abaixo a mátéria extraída do Globo on line:
Na dúvida, é melhor não arriscar. Esta é a regra para as mulheres que querem saber qual a melhor forma de cuidar da beleza durante os nove meses de gestação, afirmam os dermatologistas. A explicação é simples: como os testes de segurança dos cosméticos não são feitos com grávidas, não há como ter a certeza de que um determinado produto não vai fazer mal ao feto. O cuidado deve ser ainda maior nos três primeiros meses de gravidez, fase mais importante na formação correta do bebê.

Os dermatologistas estão, cada vez mais, indicando produtos bem naturais para as gestantes. As melhores marcas de cosméticos geralmente têm uma linha especial para grávidas. Estes produtos costumam ser livres de uma série de substâncias, não causam alergias e agridem menos a pele.

Nesta fase, o ideal é investir apenas na prevenção. Ou seja, nada de tratar rugas, manchas, espinhas, estrias ou celulite. Estes tratamentos só devem ser retomados após o fim da amamentação, já que alguns componentes dos cosméticos, principalmente os ácidos, podem acabar no leite materno.
Perigo para o feto e risco para mãe
Além do perigo para o feto, os cosméticos comuns também podem irritar ou causar manchas na pele da futura mãe, que está muito mais sensível neste momento.
Durante a gravidez, não adianta a mulher querer investir em procedimentos para combater os eventuais problemas de beleza que aparecem durante esses nove meses. Isto só vai fazer mal a ela e ao bebê. Na verdade, o ideal é que, assim que souber que está grávida, guarde todos os produtos de beleza antigos e converse com seu dermatologista e seu obstetra para saber o que ainda é permitido. Além do perigo para o feto, os cosméticos comuns também podem irritar ou causar manchas na pele da futura mãe, que está muito mais sensível neste momento - avalia.
Os tratamentos estéticos como peelings, laser e massagens modeladoras também devem ser suspensos, lembra a dermatologista Renata Roxo, da SBD. O único permitido é a drenagem linfática e, mesmo assim, só deve ser feita com aval do obstetra.
Confira alguns dos produtos proibidos para gestantes
- Cabelos: Nos três primeiros meses, qualquer tipo de tintura, clareamento ou reflexo está proibido. Além da amônia e do iodo, estes produtos costumam conter metais pesados como chumbo. Alguns dermatologistas permitem, após o primeiro trimestre, reflexos longe da raíz, assim como tonalizantes.
E não adianta achar que a henna é natural. Nem todos os produtos são de boa qualidade e podem oferecer riscos à saúde. Alisamentos, escovas progressivas ou inteligentes, relaxamentos e hidratações que contenham formol, mesma na quantidade permitida pela Vigilância Sanitária, também estão totalmente proibidos.

- Rosto: Qualquer tipo de creme clareador, rejuvenescedor ou firmador está proibido. Botox ou colágeno, nem pensar. Na gravidez, é preciso evitar os ácidos glicólico, salicílico, retinóico e os derivados de frutas, os antibióticos tópicos, e também qualquer produto com enxofre. Filtros solares são permitidos, mas o ideal é preferir aqueles livres de parabenos e ftalatos.

- Corpo: Hidratantes são recomendados, mas devem ser indicados por umdermatologista e devem ter uma fórmula especial para gestantes. Por exemplo, as temidas estrias são combatidas com hidratantes com uréia em baixa concentração. Produtos muito concentrados não são recomendados para a grávida, assim como aqueles com vitamina A e hidroquinona porque podem manchar a pele.
Fonte: Globo Online - RJ (18/11/2008)

35 comentários:

  1. Me ajudou bastante, pois não sabia que não poderia usar produtos anti envelhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom uma atenção maior durante a gravidez...ela não é doença mas pode complicar seriamente como se fosse...felicidades...

      Excluir
  2. Olá. Comecei a fazer micropropigmentacao a pouco tempo. Gostaria de saber, se uma cliente fez uma cirurgia de qualquer tipo a pouco tempo. Quando ela pode fazer a Micropigmentacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da cirurgia e do local em que foi feita. Uma visita ao medico ajuda e ele pode definir se a cliente ja esta apta a se submeter ao nosso procedimento...

      Excluir
    2. Bom dia estou com 5 meses de gravidez e acabei fazendo a sombrancelhas com hena não sabia q não podia
      Corro algum perigo ou o bebê?

      Fiquei muito nervosa e preocupada.

      Excluir
  3. Boa tarde, estou amamentando, posso fazer micro pigmentação?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estou amamentando, posso fazer micro pigmentação?

    ResponderExcluir
  5. Oi estou amamentando meu bebê esat com 49 dias gostaria de saber se posso fazer o procedimento de micropigmentacao.

    ResponderExcluir
  6. Posso fazer micropigmentacao amamentando meu bebê está com 49 dias obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi estou amamentando meu bebê esat com 49 dias gostaria de saber se posso fazer o procedimento de micropigmentacao.

    ResponderExcluir
  8. Amigos o mais acertado é sempre aguardar o período de Gestação e depois esperar o período de aleitamento. Não custa esperar pois não ha estudos suficientes a este respeito que possam garantir a integridade da mãe e do Bebê...A dor pode ser maior nestes períodos devido a sensibilidade da mulher, alguns profissionais usam anestésicos que são proibidos e pigmentos que não possuem registro na ANVISA...é melhor não arriscar! a saúde deve vir em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz uma micro pigmentação com tinta orgânica, ela disse q n tem contra indicação para quem amamenta, será verdade? Disse que é natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a questão não é se vai ou não fazer mal...tem muita coisa ainda desconhecida...veja o homem chegou na lua mas ainda nao sabe todo potencial de um cérebro...acho mais seguro e acertado evitar certos procedimentos...uma vida merece respeito...acredito nisso!

      Excluir
  10. Eu fiz uma micro pigmentação com tinta orgânica, ela disse q n tem contra indicação para quem amamenta, será verdade? Disse que é natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem estudos que garantam a seguridade da mulher grávida com relação ao procedimento. Digo em relação a todo procedimento e não somente a um pigmento usado. Envolve aí se o profissional usa ou não anestésicos, tipo de EPI ( látex da luva da muita alergia), o procedimento se é ou não estressante para a mulher e para o bebe... em suma é o conjunto que mais me preocupa.

      Excluir
  11. Estou grávida de 7meses, e fiz micropigmentação na sobrancelha, será que há algum problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo fazer a micropigmentação e estou grávida. Vc fez e deu alguma coisa errada? Ou deu certo .

      Excluir
  12. Quero engravidar...posso fazer a micro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode o ideal é fazer antes da gravidez ou após o período de aleitamento.

      Excluir
  13. Estou gravida , e trabalho como designer de sobrancelha , e faço com henna , tem algum problema eu continuar trabalhando com o produto durante a gestação ?

    ResponderExcluir
  14. Estou gravida , e trabalho como designer de sobrancelha , e faço com henna , tem algum problema eu continuar trabalhando com o produto durante a gestação ?

    ResponderExcluir
  15. Oi eu fiz a dermopigmentação e presciso fazer o retoque mais estou grávida agora de umas semanas posso fazer o retoque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem estudos que garantam a seguridade da mulher grávida com relação ao procedimento. Digo em relação a todo procedimento e não somente a um pigmento usado. Envolve aí se o profissional usa ou não anestésicos, tipo de EPI ( látex da luva da muita alergia), o procedimento se é ou não estressante para a mulher e para o bebe... em suma é o conjunto que mais me preocupa.Muita coisa ainda falta para ser descobertA!!!

      Excluir
  16. Minha filha está com sete meses,ja voltei da licença maternidade e desde então ela toma aptamil, mas a noite ela mama o peito e este final de semana fiz o procedimento de micropigmentacao .devo tira lá do peito de vez ou posso continuar dando ???

    ResponderExcluir
  17. Minha filha está com sete meses,ja voltei da licença maternidade e desde então ela toma aptamil, mas a noite ela mama o peito e este final de semana fiz o procedimento de micropigmentacao .devo tira lá do peito de vez ou posso continuar dando ???

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Fiz a micropigmentacao ontem,minha filha tem sete meses,completa oito esse mês, como voltei a trabalhar ela toma mamadeira,mas sempre que estou em casa ela pega o peito, devo tira lá ou posso continuar a dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha linda continue sim não é algo tão assustador assim...eu recomendo que não faça...mas e agora? Já esta feito? Sua neném não pode ser punida por isso não é mesmo??? rssss

      Excluir
  19. Boa noite!Estou trabalhando com Micropigmentação a pouco tempo e Estou com algumas clientes que estão amamentando e querem fazer a Micropigmentação, depois de quanto tempo pode fazer? Ou é só depois que parar de amamentar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro agir de modo politicamente certo rssss, evito fazer em gestantes e lactantes para evitar qualquer mínimo problema. Não ha comprovação científica de que algo muito ruim va acontecer mas também não nada provando o contrario de que nada vá acontecer rssss

      Excluir
  20. Olá boa noite, fiz a micropigmentaçao fio a fio e tenho uma filha de 2 anos ela mama som3nte a noite ao dormir posso continuar amamentar mesmo tendo feito o procedimento?

    ResponderExcluir
  21. Oi boa noite, fuz a micropigmentaçao e a minha filha só mama a tarde pra dormir e a noite, posso continua amamentando?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia fiz micro dia 25/10 e descobri que estava gravida no dia 24/11 de 4 semanas tem algum problema? Esqueci de comentar sobre a micro! Estou preocupadissima!

    ResponderExcluir
  23. Oii fiz henna estou gravida de 5 meses. Faz mal para meu bb

    ResponderExcluir
  24. Me ajudou bastante pois estou com 4 semanas e todos os dias estava usando sabonete de enxofre para combater as acnes e pele oleosas...

    ResponderExcluir
  25. Bom Dia , após fazer a micropigmentação, quanto tempo devo esperar para poder tentar engravidar ?

    ResponderExcluir

Olá voce pode deixar aqui sua dúvida ou comentário sobre o trabalho, seja bem vindo!